sexta-feira, 6 de junho de 2008

Crítica 03 - The Forbidden Kingdom

The forbidden Kingdom (O Reino Proibido)
"Learn the Form, but Seek the Formless..."
2008


Elenco:
Michael Angarano ---- Jason Tripitikas, O Viajante
Jackie Chan --------- Lu Yan, O Bêbado Imortal / Hop, O Ancião da Loja de Penhôres
Jet Li ----------------- Rei Macaco Sun Wukong / O Monge Calado
Collin Chou --------- General de Jade
Liu Yi Fei ------------ Canário Dourado
Li Bingbing Ni-Chang -- Bruxa Branca




Filme Dirigido por Rob Minkoff, tem sua trama focada no clássico da literatura chines "Viagem ao Oeste", que conta a história do Rei Macaco Sun Wukong, porém, sem perder o vleho "Toque de Midas" da indústria cinematográfica Hollywoodiana.

O protagonista, e estopim de toda a aventura, em si já é um bom e velho clichê de filmes adolescentes de ação, Jason Tripitikas, é um jovem suburbano, obsecado por filmes de Artes Marciais, humilhado pelos valentões do bairro e sem muita sorte com garotas.

Freqüentador Assíduo da loja de penhôres do velho Hop, um dia ele encontra um velho bastão em uma sala reclusa do local, o velho lhe explica que o artefato está na loja desde a época de seu avô, e que aguarda pelo homem que o reivindicará e o levará ao seu verdadeiro dono. Logo em seguida o garoto é atacado por uma gangue local que o obriga à compactuar com o roubo da loja, no momento do crime Hop é baleado e pede que Jason fuja com o bastão e o entregue ao verdadeiro dono.

Quando é cercado em um telhado, o garoto cai e é "misteriosamente" transportado ao "reino Proibido, onde é salvo por Lu Yan, que lhe conta a história do bastão, que era a arma do imortal conhecido como "Rei Macaco" que, nascido das pedras das montanhas, veio ao mundo para desafiar a opressão do Imperador de Jade, porém, fora traído pelo mesmo durante seu duelo e transformado em pedra, conseguindo, apenas, lançar sua arma ao mundo mortal para que, quando a tivesse novamente, pudesse retomar sua forma e subjulgar o Imperador.

A grande promessa do filme, desde o início de seu marketing, sempre foi juntar os ícones das artes marciais, Jet Li e Jackie Chan, sendo o primeiro filme a fazê-lo, porém, em determinado momento da película, vemos o filme mais focado nos atores do que em seus próprios personagens, com cenas previsíveis como a luta entre Lu Yen e o Monge Calado, e a disputa de ambos pelo treinamento de Jason, finalizando coma relação "Gimli - Legolas" de personagens que rivalizam durante uma parte da história e tornam-se amigos inseparáveis em outra.

Salvo pela interpretação de Michael Angarano e a coreografia de lutas dos veterano Chan e Li, trata-se de um filme sem maiores atrativos, que revela sua trama logo no início e com todos os fatos extremamente explicados, sem deixar quase nada impplícito, finalizando com uma overdose de efeitos especiais. Vale à pena unicamente para sair um pouco da realidade com uma lenda de fantasia e alguma comédia batida.

Nota do editor (0-10): 5 (Por sua conta e Risco)

Trailer:

0 comentário(s):