sexta-feira, 23 de maio de 2008

Crítica 02 - Idiocracy

Idiocracia (Idiocracy)
"Lead, Follow or Get Out the Way!"
2006


Elenco Principal:

Luke Wilson --------------------- Joe Bauers
Maya Rudolph -------------------- Rita
Dax Shepard --------------------- Frito Pendejo
Terry Crews --------------------- Presidente Dwayne Elizondo Mountain Dew Herbert Camacho
Brendan Hill -------------------- Secretário de Energia
David Herman -------------------- Secretário de Estado
Sara Rue ------------------------ General Attorney
Justin Long --------------------- Dr. Lexus
Michael McCafferty -------------- Oficial Collins
Scarface ------------------------ Upgrayedd
Jerry Conerly ------------------- Tylenol Jones

Sinopse:

A primeira vista, a trama do filme não passa de um clichê de ficcção. Joe Bauers é um homem do exército americano, designado como cobaia de um experimento secreto onde deveria ficar congelado por um ano e depois acordar sem nenhum efeito colateral provando a eficiencia do programa, porém, algo dá errado e o programa é arquivado, sendo que ele acorda 500 anos mais tarde e depara-se com uma sociedade caótica.

Porém, a grande sacada do filme está na "evolução", ou, neste caso, regressão à qual a sociedade passa nestes 500 anos, Joe, que é escolhido por ser a pessoa mais mediana encontrada pelo exército, ao acordar, percebe ser o ser humano mais inteligente do planeta.

O atrativo do filme está exatamente neste background, onde, explica-se o fato de, no século XXI em diante, pessoas de alto Q.I. acabam por gerar um, dois, ou nenhum filho, enquanto pessoas de Q.I. reduzido proliferam seus genes pelo mundo. Sendo que quanto mais o tempo avança, mais o mundo é dominado pela cultura de rua, tanto que, no começo da história, Joe não consegue nem se comunicar, pois ninguem entende sua fala sem gírias.

Em um mundo onde leitura e arte são inaceitáveis socialmente, não é surpresa que a sociedade esteja cheia de problemas, como falta de alimentos, tempestades de poeira e avalanches de lixo. Então que a aventura do filme é baseada no fato de que, após ser considerado o homem mais inteligente do mundo, através de um teste de Q.I. sem nenhuma complexidade, Joe é convocado pelo Presidente dos Estados Unidos, Camacho, para solucionar os problemas de seu país.

Filme dirigido por Mike Judge, com ressalvas às interpretações de Dax Shepard e Terry Crews, não representa um grande sucesso por seu humor batido e, em alguns momentos, forçado. Porém, sem nenhum motivo para ser considerado um filme ruim, acaba por ser um filme recomedável pela teoria de Regressão que apresenta e fundamenta.

Nota do Editor(0-10): 6 (Entretenimento para uma Sessão da Tarde)

Trailer:

2 comentário(s):

Fer disse...

aaacho que você comentou sobre esse filme comigo sábado, hehehe...

Bjs!

Maicoll Dalpiaz disse...

Ah... gostei da história, quero assistir