terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ócio Criativo é o CarValho!!!!

Prezados leitores e bolas de feno, bom dia, boa tarde e boa noite!

A pauta de hoje é... Ócio Criativo, tenho ouvido falar sobre este assunto em demasia nos últimos tempos, ouço no rádio, meu chefe me falou sobre isso outro dia, na faculdade se comenta muito... enfim, podemos dizer que está entre os assuntos do momento na nossa sociedade capitalista, portanto, como crítico Social de carteirinha, não podia deixar de dar minha opinião sobre o assunto, a qual, pelo título do post, já devem imaginar qual seja.

Sou totalmente contra? NÃO! Porém tomarei esta questão no decorrer do texto. Começo dizendo o que acho deste Hype todo sobre este assunto. Para mim, isto representa nada mais, do que outro tipo daquilo que chamo de Marketing Motivacional imposto a nós por nossos chefes e toda a cultura capitalista que nos cerca. Por quê? Simples, Parto do princípio mais básico de todos, para qualquer empresa, se você está passando por dificuldades financeiras, está numa época difícil em relação aos estudos (Citando minha classe de escravos integrais que trabalham e estudam ao mesmo tempo), ou mesmo enfrentando uma tempestade relacional, nada disso interessa. Simplesmente, porque você levar suas questões pessoais para dentro do trabalho não representa uma atitude Profissional.

Ok. Até este ponto eu concordo, o problema é que, em sua ética capitalista, nenhum contratador, seja ele quem for, sente-se acanhado ao solicitar que você utilize seu tempo pessoal para tratar de assuntos profissionais. Resumindo, é muito feio trazer sua vida pessoal ao trabalho, porém, é lindo levar seu trabalho para casa.

Voltamos ao início da história, onde eu disse não ser totalmente contra o tal do ócio criativo, porém, contudo, entretanto, toda via; se direcionado a realizações pessoais. Por exemplo, em minhas horas vagas, trabalho em cima do roteiro que estou desenvolvendo para meu livro. Se chegarei a publicá-lo um dia, ou, até mesmo, a terminar o roteiro não sei, porém faço porque quero e porque é algo compensatório pessoalmente. Agora, ouvir um chefe dizendo para um funcionário lançar mão de seu tempo pós trabalho para dedicar-se a assuntos que são de interesse da empresa, ou um professor dando uma aula mixuruca e te cobrando na avaliação porque você não correu atrás em casa (Ok, metade dos leitores identificou de onde tirei cada um dos casos hehehe) é algo que realmente puxa meu velho espírito anarquista e me diz “Péra lá!”.

Ta certo, cada um utiliza seu tempo como bem entende, porém, o que me deixa indignado é esta promoção toda sobre o assunto, tentando colocar em nossas cabeças que isso é bom, bom pra quem? Pra você mesmo? Se sim, beleza, se não, algo está errado na sociedade e está na hora de mais pessoas abrirem o olho para isso.
Como sempre. Me estendi demais e já está na hora de deixá-los filosofando e pensando... hehehe

Abraços para todos...

See ya...

1 comentário(s):

Fer disse...

Eu concordo plenamente! (com o post).
Meu blog era só para falar o que eu penso, para que quando eu estivesse ociosa, pudesse escrever alguma coisa prestativa (bem coisa do ócio criativo mesmo) mas, a preguiça deixou com que a poeira virtual e as suas bolas de feno fossem morar comigo, heueheuhuhehe... Porém, agora ele virou uma lição de casa! E só assim mesmo que vou conseguir escrever o que quero e o que não quero também! =D P.s.: hein, leia sobre Domenico De Masi! foi ele que propôs a teoria do Ócio Criativo!! Bjusss!